Salve o planeta

Por muitos anos, nossa sociedade se baseou enormemente na eletricidade gerada pelo petróleo e pelo carvão. Isso aumentou muito as emissões de carbono, a poluição do ar e da água e criou diferentes tipos de resíduos perigosos.

A pesquisa realizada pelo doutor em Clima e Ambiente, Adan Medeiros, em sua tese ‘Efeitos da mudança de combustíveis das usinas termelétricas de Manaus na qualidade do ar’, uma das primeiras voltadas ao estudo desse fator em um ambiente de floresta tropical, no caso específico, a Amazônia.

A pesquisa foi produzida no âmbito do projeto GoAmazon, resultado de parceria entre universidades e institutos de pesquisa brasileiros, norte-americanos e europeus, cujo objetivo é analisar a influência dos processos de urbanização em Manaus sobre o ecossistema e o clima na Amazônia. O estudo contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Escola de Engenharia de Ciências e Engenharia de Harvard (Seas-Harvard), as quais foram protagonistas na assinatura do termo de cooperação, que viabilizou o intercâmbio de pesquisadores participantes do projeto.

A pesquisa esclarece que o cenário atual tem capacidade de gerar altas concentrações de ozônio, mesmo no período chuvoso, considerado de melhor qualidade do ar na região. Isso ocorre porque mesmo em menores quantidades, a queima de diesel e óleo combustível possui alta capacidade de geração de ozônio (O3), emitem grandes quantidades de óxidos de nitrogênio (NOx = NO + NO2), e monóxido de carbono (CO), que interferem significativamente na saúde da população.

Conforme dados levantados, cerca de 65% da energia produzida na capital amazonense é gerada a partir da queima de gás natural, enquanto os 35% restantes foram obtidos a partir da queima de diesel e/ou óleo combustível – levando em consideração apenas a energia obtida a partir da queima de combustíveis fósseis.

As termoelétricas analisadas, durante a execução do estudo, possuem as seguintes denominações: Aparecida, Mauá, Flores, Cidade Nova, São José, Iranduba, Breitener Tambaqui, Breitener Jaraqui, Ponta Negra, Manauara e Cristiano Rocha.

É aqui que a tecnologia solar pode fazer a diferença. Aqui estão as maneiras como a energia solar pode diminuir a emissão de carbono e ajudar a proteger o meio ambiente:


  • Reduzir a Poluição do Ar

As fontes tradicionais de energia envolvem a combustão de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural. Como resultado, as emissões de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, são liberados na atmosfera. Além dos riscos para a saúde respiratória, esses gases nocivos podem contribuir para as mudanças climáticas. Com os painéis solares, não há necessidade de queimar combustíveis fósseis para gerar eletricidade. Os painéis solares podem levar a uma diminuição significativa na emissão de poluentes atmosféricos perigosos.

Na foto acima, da UTE Tambaqui é claramente visível a queima de combustível (gás) que é lançada na atmosfera.
  • Reduzir a Poluição da Água

Essas usinas funcionam da seguinte maneira:

O funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado que geralmente são: carvão mineral, óleo combustível, gás natural ou outro. O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.

Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.

A água em circulação que esfria o condensador expulsa o calor extraído para a atmosfera pelas torres de refrigeração, por sua vez esta água é enviada em forma de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas.

Fazer a mudança para a energia solar é um grande passo para reduzir a necessidade de energia desses sistemas que continuam a poluir nossa água.


  • Reduzir Resíduos Perigosos

Além de liberar toneladas de dióxido de carbono na atmosfera a cada ano, também geram lixo tóxico. Esses resíduos são despejados em aterros, minas abandonadas e lagoas altamente tóxicas.

Para minimizar os efeitos contaminantes da combustão sobre as redondezas, a central dispõe de uma chaminé de grande altura (algumas chegam a 300 m) e de alguns precipitadores que retêm as cinzas e outros resíduos voláteis da combustão. As cinzas são recuperadas para aproveitamento em processos de metalurgia e no campo da construção, onde são misturadas com o cimento.

Subprodutos como cinza de carvão e lodo de petróleo contêm quantidades perigosas de metais. Resíduos de usinas nucleares são muito piores, pois continuam sendo radioativos por milhares de anos!

Com a energia solar, não precisamos nos preocupar com o gerenciamento de resíduos perigosos. Os painéis solares geram eletricidade simplesmente aproveitando o calor proveniente do sol. Ao contrário do carvão, ele não precisa de combustível para queimar, portanto, nenhum resíduo é produzido. Também elimina o problema com o armazenamento de resíduos radioativos.


  • Reduza a Mineração de Recursos

A mineração de carvão é provavelmente o pior tipo de abuso ambiental que o planeta enfrenta. Além de poluir o ar com metano, dióxido de carbono e partículas de carvão, destrói milhares de hectares de de floresta e contribui também para a poluição da água, em que os escoamentos ácidos penetram nos cursos de água, matando animais aquáticos. À medida que mais indivíduos e empresas mudam para a energia solar, nossa necessidade de energia baseada em carvão diminui. Por sua vez, diminuiria a demanda por mineração de carvão.

Proteger o meio ambiente também significa proteger sua família contra doenças relacionadas à poluição e o aquecimento global. A energia solar pode abrir o caminho para um futuro melhor e mais limpo! Juntos, temos uma chance contra o aquecimento global. Deixe-nos ajudá-lo em sua jornada solar


Os 7 principais benefícios de utilizar a energia Solar:

  • Elimine Contas Elétricas;
  • Ganhe ótimos retornos;
  • Evite a inflação de serviços público;
  • Valorize seu imóvel ou propriedade;
  • Eficiência Energética;
  • Proteja o meio ambiente;
  • Segurança e Previsibilidade.


Solicite um orçamento grátis!