Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (On Grid)

O que é um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede?

Um sistema fotovoltaico conectado à rede é o nome técnico brasileiro do que é conhecido internacionalmente como on-grid photovoltaic system, e que chamamos no Brasil de sistema fotovotlaico on-grid, ou simplesmente sistema on-grid.

Um sistema solar conectado à rede é composto, basicamente, pelos módulos fotovoltaicos (comumente chamados de placas solares) e pelo(s) inversor(es) interativo(s), que é conhecido internacionalmente como grid-tied interactive inverter.

Além dos componentes principais (painel solar e inversor) existem os componentes de integração do sistema (chamados internacionalmente de Balance of System – BOS), que são as estruturas de fixação dos módulos fotovoltaicos e os componentes elétricos de proteção.

Este tipo de sistema é o mais comum nos locais onde há a disponibilidade de energia elétrica pela concessionária, por o sistema ser conectado à rede elétrica de energia, não há a necessidade de utilização de baterias, o que torna o custo de projeto bem mais barato, sendo por isso mais utilizado.

A maioria das empresas que atuam no mercado de energia solar no brasil (que está cada vez maior) trabalham no regime de entrega completa da solução (chamado de regime chave-na-mão), em que tudo é providenciado e entregue funcionando para o cliente final. A TKC Energia Solar, inclusive, trabalha nesse regime.

Todas as análises preliminares, desde a avaliação do perfil de consumo de energia elétrica (que pode ser feito através da conta de luz) até o registro do sistema fotovoltaico conectado à rede junto à distribuidora, são feitos de forma transparente ao proprietário do imóvel que receberá o sistema on-grid.

Passo a passo de como funciona o sistema On Grid de energia solar fotovoltaica:

1. O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica


O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:

2. O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa


Um inversor solar converte a energia solar gerada pelos seus painéis fotovoltaicos (energia esta, gerada em Corrente Continua - CC) para (energia em Corrente Alternada - AC) necessária para alimentar diversos equipamentos como: TV, Máquinas, Computadores, ou qualquer outro equipamento elétrico que você precise utilizar em sua Casa ou Empresa .

3. A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa


A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.


4. A Energia Solar é utilizada para alimentar equipamentos elétricos

A energia solar pode ser utilizada para alimentar TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que utiliza energia elétrica ou que seja conectado em tomadas.


5. O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!


O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira "créditos de energias" para serem utilizados de noite ou nós próximos 60 meses (até 5 anos). Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz o valor da sua conta de luz!!